domingo, 9 de setembro de 2012

Agremiação Partidária ou Partido Político?

Qual denominação utilizar para definir amontado de pessoas que defendem a mesma bandeira política? Dentro do regime democrático em que vivemos no Brasil, há a possibilidade dos cidadão se reunirem em torno de uma mesma bandeira e ideologia política, mas como devemos chamar essa reunião?
A definição de Agremiação: Ajuntamento, reunião. Associação. Ato de agremiar.A definição de Partido: em tese poderíamos dizer que é algo que se quebra, que se partiu, entretanto temos variações, uma delas é a derivação politica. Partido Político, que significa Grupo de pessoas unidas pela mesma opinião, mesmos interesses e mesma ação política.

Ao meu ver a melhor denominação seria Agremiação, mas o que vimos hoje é a denominação partido, no simples e mais verdadeiro sentimento de "partido, algo que se quebra ou se parte". Entendo eu amigo que se eu escolhe a Agremiação que que mais se aproxima com os meus sentimentos de valores e civismo e mais além me atrevo ir, identificar no corpo da agremiações pessoas e lideranças que se sinta representado.

Sei perfeitamente que estamos numa democracia e que o direito do individual deve ser respeitado, mas sei também que quando assino um documento me comprometendo a defender e respeitas estatutos, normativas e decisões coletivas, devo cumprir. Porém se a orientação individual for outra, deve-se respeitar tal decisão  sabendo que toda ação deriva uma reação, de igual ou maior intensidade (3º lei de Newton). Então pode se esperar que a agremiação desrespeitada tenha um comportamento punitivo e essa punição, apesar de garantido o direito de se divergir, deverá ser acatada dentro de um processo que garanta o amplo direito de defesa.

Amigos na atualidade onde estamos se deparando com julgamento de mensalão, criação de novos partidos sem ideologias e outros escândalos, o que faz as pessoas de bem ficarem cada vez mais longe da política e das agremiações partidárias, não é de se estranhar pessoas de uma agremiação estarem defendendo candidatos pertencente ao outro partido ou coligação, que não aquela que a sua agremiação participa. Eis a pergunta: Isso pode? Na Verdade pode amigos, mas é constrangedor, imoral e vai contra tudo aquilo que se acredita, lembra lá atrás quando houve a assinatura na ficha de filiação?

Mas enfim amigos para finalizar quero deixar uma dica a todas pessoas que são filiadas a agremiações politicas que com certos atos transformam essas agremiações em "partidos". Se não estão satisfeito com a conduta ou condução de sua agremiação, lembrando que o conflito de idéias é salutar, peça para sair, fica mais bonito, ou então espere punição.